
Na minha busca por mangás, me deparei com Sniff – do que as mulheres gostam, que não tinha sido compilado em lado nenhum, mas tinha uma capa característica de mangá. Logo comecei a buscar por informações básicas como autor, ano, obra original, etc., mas simplesmente não encontrei nada na internet portuguesa.
Na Biblioteca Nacional de Portugal encontrei mais duas informações: a editora e o nome do autor: Yoshi Kitayama. Pensei que ia ficar fácil assim e logo meti no Google… e nenhum resultado. Pesquisei por Yoshi Kitayama em japonês, com várias combinações de palavras e ainda assim não consegui nenhum resultado. Tive que comprar o mangá.

Quando chegou, fui logo na página de créditos e praticamente nenhuma informação nova. Então comecei a ler as histórias. E para piorar são cinco histórias diferentes, de autores diferentes, mal-impressas e com várias gralhas. O que me faz pensar que essa é uma edição pirata. Algumas provavelmente são de autores japoneses e outras são de autores desenhando em estilo japonês, mas sem tanta experiência nem supervisão editorial.
História - Provável origem
Que fazem as mulheres - Japão
O filme pornográfico - Outro país
Os campistas - Japão
Quero a minha mamã! - Japão
Sabor dos sabores - Outro país
Li todas as histórias para procurar uma assinatura e nada encontrei. Então até aparecer alguém que saiba de algo, isso fica um mistério.
Sniff - Vários
Editora: Edições VL
Preço: 460 escudos (2,29 euros)
Editora: Vanessa Duarte Lopes
Coordenação: Carlos M. P. Chaveiro
Impressão: Óptima Tipográfica
Distribuição: Electroliber
Depósito legal: 128446/98
Número de páginas: 96 páginas
Formato: 11x17 cm
Cód. Barras: 5607853034777
Lançamento: 1998
Volumes no Japão: ?

No fim do mangá, na contracapa, está uma propaganda de outra publicação hentai: Enfermeira Tania. Achava que entraria no mesmo vórtice de informações desencontradas. Fui novamente à Biblioteca Nacional de Portugal e logo encontrei o registo, sinal de que foi impresso. Também havia o nome do autor: Inui Haruka e quando meti no Google… sucesso. O autor realmente existe, tem vários mangás publicados e foi publicado na Europa. Tirei uma foto da capa e coloquei no TinEye e descobri que é a capa de Ogenki Clinic, série em oito volumes e que tem certa popularidade na Itália e já foi publicada duas vezes lá. O nome Tania vem provavelmente da revista para adultos, de mesmo nome, publicada nos anos 80/90 em Portugal.

Enfermeira Tania - Inui Haruka
Editora: Edições VL
Preço: 460 escudos (2,29 euros)
Editora: Vanessa Duarte Lopes
Coordenação: Carlos M. P. Chaveiro
Impressão: Óptima Tipográfica
Distribuição: Electroliber
Depósito legal: 128445/98
Número de páginas: 96 páginas
Formato: 11x17 cm
Cód. Barras: ?
Lançamento: 1998
Volumes no Japão: 8
Essa postagem foi atualizada com os dados do mangá Enfermeira Tania. Para saber mais, clique aqui.
Se alguém possuir e quiser vender ou sabe onde encontrar, entre em contacto.
