
O anime Heidi estreou-se em Portugal em 1976 na RTP e foi repetido várias vezes desde então. A obra é baseada no livro de mesmo nome da escritora suíça Johanna Spyri. A adaptação ficou sob a responsabilidade da Nippon Animation, que junto com a Eizô Zuiyô adaptaram várias obras europeias. Com o anime, inúmeros produtos para crianças foram postos à venda.

Dois álbuns de Heidi saíram em 1975 ou 76 pela Agência Portuguesa de Revistas em capa dura, com 32 páginas, a adaptar o anime. Os episódios adaptados foram, em ordem: Episódios 12, 4, 15 e 11 (volume 1) e 14 e 10 (volume 2). Esse foi o primeiro anime comics (adaptação de episódios de animês em formato impresso) que se tem registo. O primeiro anime comics do Brasil foi Sailor Moon em 1996 pela Editora Abril.
Pode ver episódios dobrados de Heidi por aqui.
Nos créditos finais podemos ver os famosos nomes de Yoichi Kotabe como desenhista de personagens e realizador de animação, Hayao Miyazaki como cenarista e Isao Takahata como realizador.
Além do anime comics vários outros produtos foram lançados como cartas, puzzle, VHS, copos, banda sonora e várias outras bandas desenhadas. Em 2019, “Heidi O Musical” estreou-se no Teatro Armando Cortez.


