🚀 Looking for books in English?
Go to SendaiBooks.EU 🇪🇺
O primeiro autor da Garo em Portugal

O Marcos Farrajota, editor da Chili com Carne, descobriu uma peça interessante na história dos mangás alternativos em Portugal. Em 1999 foi publicado o livro Marcas de Baton: Uma História Secreta do Século Vinte, de Greil Marcus, da editora Frenesi. Greil Marcus é um jornalista, autor e crítico musical com mais de 20 livros publicados. Marcas de Baton foi publicado originalmente em 1989 e conta como os movimentos artísticos do século XX influenciaram o rock e o punk.

A meio do livro, podemos ler a história Não Há Futuro Para Ti, de Muddy Wehara. A história, com o título original de No Future For You, refere-se a um trecho da canção God Save the Queen dos Sex Pistols, e mostra uma família tradicional japonesa que se transforma ao ouvir tal música. Infelizmente, parece estar em falta uma ou mais páginas do meio da história.

Esta história foi originalmente publicada na edição de junho de 1986 da revista japonesa Music Magazine.

Essa foi a primeira oportunidade de os leitores portugueses entrarem em contacto com um autor da revista Garo. Muddy Wehara (1957-2009) estreou-se na Manga Sunday, mas logo começou a publicar na Garo e noutras revistas alternativas/para adultos. Em 1993 publicou Oiwa, em conjunto com seu amigo Takashi Nemoto, outro autor do estilo Hetauma. Pelo facto de a maioria das suas histórias serem curtas ou em tiras, o seu trabalho foi compilado em apenas dois outros mangás: Manjian Quanxi (1986) e QuettayBang (1987). Faleceu em 2009, com 52 anos, vítima de um AVC.

Pode encontrar outras histórias de Muddy Wehara (sem ir ao Japão) nas antologias Comix 2000 e Comics Underground Japan.

Site: https://muddywehalla.wordpress.com

Muddy Uehara Wehalla マディ上原