
A Texto Editora foi a primeira editora portuguesa a apostar em mangá, em 1996.
Os mangás já tinham iniciado a sua ascensão em popularidade em França, Espanha e EUA, e foi então que dois mangás foram escolhidos pela editora para serem distribuídos em Portugal.
Striker, de Ryôji Minagawa e Hiroshi Takashige, é um mangá de ficção científica e ação, apropriado para rapazes. Ranma ½, de Rumiko Takahashi, é uma aventura com uma pitada de romance, o que seria mais focado para raparigas.
Lê aqui como foi a visita dos autores de Striker a Portugal!
Os originais vieram, provavelmente dos EUA, já editados para terem histórias concluídas em poucos volumes de poucas páginas, como as BDs americanas que eram comercializadas na época.
Seriam seis volumes de Striker e doze de Ranma ½, e, a depender do sucesso, poderia ser lançado outro “arco” do mangá.
No volume 12 de Ranma ½, é anunciado o próximo lançamento. Não apenas anunciado, mas afirmava-se que estaria já nas livrarias, ao contrário de Ranma ½ e Striker, que estariam disponíveis em bancas.
Tal mangá seria Gon, de Masashi Tanaka.
Gon é um mangá de sete volumes, publicado a partir de 1991, na revista Morning e posteriormente Afternoon da editora Kodansha. A história gira em torno de Gon, um dinossauro com um apetite voraz e suas várias aventuras e encontros com os outros animais de diferentes habitats.

Como não há nenhum registo na internet de alguém possuir este volume, nem de ter sido depositado na Biblioteca Nacional, é muito provável que o mangá nem tenha vindo a ser impresso.
No final do mangá, nas cartas dos leitores, surgiram duas mensagens, com várias sugestões de mangás para serem lançados de seguida: Dragon Ball, Rayearth, Saint Seiya, etc. No entanto, nenhuma das cartas é respondida.
Como reportado por Carlos Pessoa, a Texto Editora tinha “Akira, Dragon Ball e Sailor Moon (Navegante da Lua) assegurados para publicação”.
No final da página, lemos a seguinte mensagem: “Uma saudação muito especial a todos os que, ao longo de mais de seis meses, acompanharam com entusiasmo estas extraordinárias aventuras. Por agora, vamos ficar à espera de novas aventuras…”, o que sinaliza que de facto iriam parar pelos doze volumes de Ranma ½.

Atualização 27 de junho de 2023:
Na verdade, a primeira menção a Gon é em Ranma 1/2, número 7, como pode ser visto abaixo.


